Coelba desenvolve projetos voltados para o uso racional da energia

postado por aleile @ 1:14 PM
8 de outubro de 2013

 

SERVIÇO

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, mostra o seu compromisso com a educação e a conscientização ambiental por meio do Programa de Eficiência Energética da Coelba, voltado para o uso racional dos recursos naturais. Projetos como Nova Geladeira, Vale Luz, Pituaçu Solar e Energia com Cidadania são desenvolvidos pela empresa com o objetivo de fazer o uso racional dos recursos naturais, bem como dar uma destinação adequada aos resíduos.

Esses projetos são planejados e realizados de acordo com a legislação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabeleceu, desde 1999, que as concessionárias de energia elétrica teriam o compromisso de destinar recursos para programas de eficiência energética. Por obrigação contratual (contrato de concessão do serviço de distribuição de energia), a Coelba faz um dispêndio anual de 0,5% da sua receita operacional líquida em projetos de eficiência energética – o que dá um valor de cerca de 21 milhões (de quê? Reais?) por ano, segundo a assessora de Eficiência Energética da Coelba, Ana Christina Mascarenhas.

Esse montante, segundo ela, é investido em iniciativas que trazem como principal benefício a retirada de demanda de energia do horário de ponta do sistema elétrico brasileiro. “Ou seja, ações de eficiência energética adiam investimentos na geração de energia elétrica”.
A troca de eletrodomésticos e lâmpadas, focando nos eficientes com o selo Procel ou o selo Inmetro A, e mudanças de hábitos são sempre eficazes para a redução do consumo. “A utilização de aquecimento solar na troca dos chuveiros elétricos e retirar aparelhos da tomada quando não são usados, como computadores, micro-ondas e aparelhos de som são algumas medidas importantes. O desperdício de energia no Brasil é cerca de 20% do que geramos”, afirma Ana Christina.

Mais do que distribuir energia, a Coelba busca desenvolver práticas efetivas para a promoção do consumo consciente e eficiente deste recurso, principalmente entre a população de baixa renda. A minuciosa elaboração e a escolha dos projetos do Programa de Eficiência Energética estão ancoradas na política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável em todas as suas atividades, visando à criação de valor ao negócio e a contribuição para uma sociedade sustentável.

Com o programa Nova Geladeira, por exemplo, a Coelba troca, gratuitamente, o eletrodoméstico velho por um novo, com o Selo Procel A de economia de energia. A empresa já substituiu 121 mil geladeiras e 888 mil lâmpadas fluorescentes compactas às famílias baianas. O objetivo do projeto é promover o consumo eficiente de energia, adequando a conta à capacidade de pagamento do cliente, já que uma geladeira em mau estado de conservação pode ser responsável por até 70% do valor da conta de energia de um consumidor de baixo poder aquisitivo.

“Além de adequar a conta à capacidade de pagamento dos consumidores, a substituição da geladeira promove maior qualidade de vida, já que o equipamento novo permite armazenar os alimentos com mais qualidade”, afirma a assessora de Eficiência Energética da Coelba.

Deixe seu comentário.