Brasilgás desenvolve ações e projetos na área de Sustentabilidade

postado por aleile @ 1:07 PM
8 de outubro de 2013

O tema sustentbilidade ganha cada vez mais relevância no cenário corporativo e na sociedade, que buscam por empresas que prestam serviços em consonância com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Pensando nisso, a Brasilgás reforça o compromisso de gerir os negócios de forma equilibrada, respeitando os aspectos econômicos, ambientais e sociais, e desenvolvendo ações de responsabilidade social, entre elas, projetos sociais, culturais e investimentos em educação.

Plinio Laerte Braz, diretor de Operações da companhia, afirma que o tema é prioridade. “Nosso maior desafio é inserir cada vez mais a sustentabilidade na estratégia do nosso negócio e na nossa visão de futuro. A sustentabilidade tem de permear todos os níveis da organização”, diz.

Entre os projetos implementados pela companhia destacam-se o diálogo de segurança, saúde e meio ambiente, a coleta seletiva para a reciclagem de material, a estação de tratamento de efluentes industriais, o armazenamento de resíduos em todas as bases, o monitoramento de CO2 nos caminhões que transportam os botijões e a redução de emissão atmosférica de GLP – Gás Liquefeito de Petróleo, utilizado em fogões e veículos. ”Nossa preocupação com o uso racional dos recursos naturais faz com que sejam realizados investimentos em várias iniciativas e projetos de redução e conscientização dos seus colaboradores”, explica Daniela Gentil, gerente de Sustentabilidade da Ultragaz/Brasilgás. Essa postura resultou na Política de Investimento Social e de Sustentabilidade, que gerou o selo “Ultragaz Faz Sustentável. Equer fazer sempre mais”. Ele identifica todas as atividades e ações sutentáveis da empresa.

Projetos e ações- Um dos projetos que tem este selo é o Ultragaz Cultural, iniciativa que tem o objetivo de levar cinema, teatro, música e eventos educacionais para a população carente de várias regiões no país, através de parcerias com escolas, ONGs e instituições públicas por meio de uma carreta-cinema itinerante. Entre 2008 e 2011, foram computadas 82,52 toneladas de CO² equivalente, oriundas do combustível a diesel usado na carreta-cinema.

Para a compensação dessas emissões, foram plantadas 522 árvores em Formosa do Oeste (PR), em uma área de restauro de floresta de Mata Atlântica. “Além disso, os 472 kg de resíduos gerados no período de realização do Ultragaz Cultural, foram adequadamente coletados e depois doados para 15 cooperativas locais de catadores, o que contribuiu para a geração de renda para muitas pessoas”, salienta Gentil.

Outra iniciativa é o Programa de Redução no Consumo de Energia, orientado para a redução de custos e a melhoria do controle energético nas unidades produtivas da Ultragaz e Brasilgás. A instalação de um software de gestão nas caixas primárias das bases de produção permitiu o acompanhamento do consumo via internet e em tempo real, o que garantiu a adoção de medidas corretivas imediatas, como a prevenção de desperdícios.

Quanto às medidas de prevenção aos desperdícios, constantemente é aplicado o teste hidrostático na manutenção dos tanques e armazenamentos de gás LP. Geralmente, são utilizados em torno de 120 m³ de água por tanque, mas, com a realização do teste, é possível reutilizar essa água até 12 vezes em outros testes. Apenas com essa operação, a economia já é de cerca de 100 mil m³ de água por ano.

Deixe seu comentário.